sábado, 17 de julho de 2010

Viagem de professores à Colômbia terá palestras, debates, encontro com escritores e muito mais

O Instituto C&A segue com os preparativos para viagem de intercâmbio que levará, em agosto, 41 professores de escolas públicas de Natal (RN), Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) a Bogotá, na Colômbia. Agendada para o período de 16 a 21 de agosto, a viagem é parte da premiação das unidades educacionais que venceram o concurso Escola de Leitores no ano passado. O Escola de Leitores é uma ação do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A.
A experiência pretende apresentar aos professores as políticas de promoção da leitura daquele país, consideradas de vanguarda na América Latina. A Associação Colombiana de Leitura e Escrita (Asolectura), instituição sem fins lucrativos situada em Bogotá, será a anfitriã do encontro. Além do Instituto C&A e da Asolectura, a organização do intercâmbio conta com a participação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), do Rio de Janeiro.
O concurso Escola de Leitores envolveu secretarias de Educação e instituições sem fins lucrativos da área da promoção da leitura nas quatro cidades. O projeto foi criado com a finalidade de mobilizar as comunidades escolares para a implantação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura e de formação de leitores nas redes públicas de educação e nas comunidades em que essas redes estão inseridas.
Durante a viagem, os educadores assistirão a uma palestra sobre cidadania, literatura e escola com o bibliotecólogo Didier Álvarez. O palestrante é especialista em Pedagogia Social e professor associado da Escuela Interamericana de Bibliotecología de la Universidad de Antioquia, localizada em Medellín, na Colombia.
Outro destaque da programação é a visita dos professores à Asolectura, seguida de um debate sobre políticas de cultura escrita e de leitura comandado por Silvia Castrillón, presidente da instituição. A Asolectura dedica-se a promover a união entre pessoas e instituições voltadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita como meio de ascensão social. A instituição constitui uma interface entre o governo e as gências privadas para melhoria da educação e da escola, apoiando a criação e o fortalecimento de bibliotecas, fomentando a pesquisa e a promoção da leitura e da escrita.
A programação do intercâmbio prevê, ainda, o encontro dos professores com os escritores colombianos Yolanda Reyes, Francisco Montaña e Ivar Da Coll. Além disso, os educadores farão visitas a bibliotecas públicas e comunitárias de Bogotá.

Reportagem na íntegra disponível  no endereço eletrônico:
Site do Instituto de desenvolvimento da Educação- IDE

domingo, 4 de julho de 2010

ALUNOS DA E. E. IZABEL GONDIM NA COPA DO MUNDO 2010

Em comemoração ao período da copa, os alunos da E. E. IZABEL GONDIM teve uma programação toda especial relacionada ao evento. O cronograma da atividade iniciou-se no salão da escola com brincadeiras, sorteios, prendas e concursos de caracterização. O ponto alto do evento se deu quando os alunos saíram às ruas, do entorno da escola, com faixas, bandeiras e megafone convocando  a comunidade a participar do evento. Na ocasião contamos com recitações e panfletagens de poesias relacionadas a copa do mundo.
 (Romagardem)


BAZAR EM PROL DA NOSSA ESCOLA