ESCOLAS DO RN PARTICIPARÃO DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS NA COLÔMBIA

Educadores potiguares partem de Natal neste domingo (15).
Cinco escolas estaduais do Rio Grande do Norte estão acertando os últimos preparativos para o intercâmbio que levará, na próxima segunda-feira (16), 41 professores de todo o Brasil à Colômbia. Agendada para o período de 16 a 22 de agosto, a viagem é parte da premiação das unidades educacionais que venceram o concurso Escola de Leitores no ano passado. A iniciativa é uma ação do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, realizado no RN em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.
A experiência pretende apresentar aos professores as políticas de promoção da leitura daquele país, consideradas de vanguarda na América Latina. A Associação Colombiana de Leitura e Escrita (Asolectura), instituição sem fins lucrativos situada em Bogotá, será a anfitriã do encontro. Além do Instituto C&A e da Asolectura, a organização do intercâmbio conta com a participação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), do Rio de Janeiro.
O concurso Escola de Leitores envolveu secretarias de Educação e instituições sem fins lucrativos da área da promoção da leitura nas cidades de Natal (RN), Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O projeto foi criado com a finalidade de mobilizar as comunidades escolares para a implantação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura e de formação de leitores nas redes públicas de educação e nas comunidades em que essas redes estão inseridas.
Durante a viagem, os educadores assistirão a uma palestra sobre cidadania, literatura e escola com o bibliotecólogo Didier Álvarez. O palestrante é especialista em Pedagogia Social e professor associado da Escuela Interamericana de Bibliotecología de la Universidad de Antioquia, localizada em Medellín, na Colombia.
Outro destaque da programação é a visita dos professores à Asolectura, seguida de um debate sobre políticas de cultura escrita e de leitura comandado por Silvia Castrillón, presidente da instituição. A Asolectura dedica-se a promover a união entre pessoas e instituições voltadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita como meio de ascensão social. A instituição constitui uma interface entre o governo e as gências privadas para melhoria da educação e da escola, apoiando a criação e o fortalecimento de bibliotecas, fomentando a pesquisa e a promoção da leitura e da escrita.
A programação do intercâmbio prevê, ainda, o encontro dos professores com os escritores colombianos Yolanda Reyes, Francisco Montaña e Ivar Da Coll. Além disso, os educadores farão visitas a bibliotecas públicas e comunitárias de Bogotá.
Conheça os vencedores do concurso Escola de Leitores no RN e as respectivas professoras representantes da escola na viagem:

E. E. Hegésippo Reis (Nova Descoberta - Natal) - Profªs Maria Evânia e Sônia Medeiros
E. E. Prof. Stella Gonçalves (Alecrim - Natal) - Profªs Isabel Cristina e Maristella Costa
E. E. Clara Camarão (Felipe Camarão - Natal)- Profªs Elisimar Silva e Rosângela Maria
E. E. Izabel Gondim (Rocas - Natal)- Profªs Rosa Maria e Sílvia Gerlande
E. E. Maria Cristina (Parnamirim)-Profªs Angélica Vitalino e Miriam Antunes

Nós da Escola Estadual Izabel Gondim desejamos a todas as professoras uma excelente viagem  um retorno cheio de conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário