A Poeta Flauzineide Moura e sua árdua batalha em defesa da Literatura Feminina Potiguar

A Literatura Feminina Potiguar é muito...
Você já leu a literatura das escritoras potiguares? Leia mais. Não leu? Por favor, Leia! Trata-se da mais pura obra prima, ela nasce do coração, da alma, conta-nos histórias particulares de vivências, nos falam de sentimentos dessas mulheres que vem de todos os rincões, do Sul, do Norte, do Leste e Oeste de “nosso Rio Grande.”
A partir de dezembro de 2002 quando lancei “Poética Minha”, meu primeiro livro, vivencio experiências pedagógicas a partir de meus poemas. Em maio de 2003 passei a trabalhar outras escritoras e suas obras. Desde então venho desenvolvendo um projeto com o título: Difusão da Literatura Feminina Potiguar. A divulgação e valorização dessa Literatura vêm sendo feita através de leituras de textos diversificados que são trabalhadas em oficinas, mini-cursos, encontros, saraus e atividades de simples leituras com professores e alunos de escolas das redes públicas e privada, também em momentos de prestações de serviços meus a outros órgãos, mesmo quando se trata de outros temas que não educação, mostro a literatura de nossas mulheres, explanando-os como textos de acolhimentos para iniciar ações...
Através dessas leituras tenho tirado grande essência, descoberto valores expressivos, inéditos e maravilhosos; os mesmos têm tocado minha alma. Tenho sentido um caloroso envolvimento dos partícipes com essas leituras e atividades de releituras, propiciando reflexões, o desenvolvimento e o fluir das artes cênica e plástica, chegando-se à produções de novos textos, de outras obras inspiradas nessas leituras. Como esses textos nos envolvem e contagiam! São escritos de variados gêneros e estilos, desde o mais simples ao mais complexo, do romântico ao ousado.
São poemas, poesias, contos, biografias, crônicas, prosas, versos, trovas, cordéis e outros conteúdos literários. Todos trazem a essência e a bravura da mulher potiguar, os escritos aguçam realmente a curiosidade do leitor motivando-o a despertar e a fazer viagens imaginárias por terras potiguares, nesse meio de transporte prazeroso, leve, seguro e não dispendioso que é o livro, a leitura; a mesma abre portas para um mundo iluminado e colorido, rico de informações que enobrecem nossa imaginação e mais ainda: nosso aprendizado acerca do que temos em nosso estado, é assim com a literatura dos textos de nossas escritoras: é só crescimento histórico intelectual e cultural.
Então, você já leu a Literatura Feminina Potiguar? Leu? Leia mais.
Você ainda não leu a Literatura das Escritoras Potiguares?
Pois leia...
Ela é deslumbrante, admirável.
Você ainda não leu? Comece agora, pois,

Estas mulheres maravilhosas
Me orgulham de ser potiguar
Elas são fortes, guerreiras
E têm histórias para contar.
Vêm de todos os rincões,
Trazendo letras e sentimentos.
Essas mulheres maravilhosas
São orgulho para nossa gente.

Minha admiração e respeito a todas as mulheres que recebem o dom de Deus, escrevem e principalmente às que publicam, pois não é fácil publicar uma obra. Parabéns aos que me entenderam e obrigada por lerem até aqui.
Flauzineide de Moura Machado

3 comentários:

  1. ...QUEM SABE ♥ FAZ A HORA ♥ NÃO ESPERA ACONTECER!!! Lindo exemplo de VIDA!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos que fazem acontecer na ESCOLA E.ISABEL GONDIM.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS A TODOS DA ESCOLA E.ISABEL GONDIM!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir