domingo, 18 de abril de 2010

Bate-papo com escritores e inauguração de Sala de leitura marcam comemoração do dia do livro

15/04/2010 Buscando aproximar os alunos da educação básica do prazer de ler obras literárias, a Escola Estadual Isabel Gondin, nas Rocas, está comemorando de 13 a 17 de abril a Semana do Livro, com uma programação destinada a pais e estudantes. A proposta está incluída no Projeto Sabores da Leitura, que rendeu à instituição um dos troféus do Concurso Escolas de Leitores, promovido pelo Instituto C&A, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC).
As atividades tiveram início desde a última terça-feira. Na tarde desta quinta-feira (15), haverá uma reunião com os pais dos alunos, para que eles conheçam o projeto. O encontro contará ainda com a colaboração da escritora potiguar Salizete Freire, autora de quatro livros infantis, entre eles “A lua no céu e ela na terra”. Na mesma ocasião, os estudante encenarão uma dramatização da obra “Bicho Pra que te quero”, também de Salizete.
A programação da sexta-feira é ainda mais especial. Antecipando o Dia do Livro, comemorado em 18 de abril, a escola fará a inauguração oficial da sala de Leitura Escritora Flauzineide Moura. O evento contará com a presença de oito escritoras infantis do Estado, que contarão suas estórias, falaram sobre suas obras e tirarão as dúvidas dos alunos.
“O importante é que os nossos alunos terão contato direto com o escritores. A maior parte das crianças tem a ideia de que todos os autores estão mortos”, ressaltou Alzenir de Araújo, uma das responsáveis pela sala de leitura.
Concurso Escola de Leitores
O concurso, realizado pelo Instituto C&A, é uma maneira de incentivar e premiar os melhores projetos de Educação do Brasil. O “Sabores da Leitura”, desenvolvido pela Escola Estadual Isabel Gondin, foi uma das cinco iniciativas do Rio Grande Norte certificadas no dia 24 de março deste ano.
As vencedoras do concurso receberão apoio técnico e financeiro para seus projetos e farão intercâmbio para conhecer iniciativas exemplares sobre o assunto no Brasil e na Colômbia, país referência mundial em política de promoção da leitura.
Salas de Leitura
A sala de leitura Escritora Flauzineide Moura é um espaço ambientado para promover a leitura dentro da escola. O projeto foi viabilizado pelo acompanhamento do IDE, com apoio financeiro do Instituto C&A e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, que garantiu a compra de vários materiais.
Na sala há televisão, aparelho de som, estantes expositoras, almofadas, pufes, tapetes emborrachados, conjunto com computador, impressora, mesa e cadeira, além de um acervo novo com grandes obras literárias.

Fonte: IDE - Instituto do desenvolvimento da Educação

Um comentário:

  1. OLA SOU ALUNA DE PEDAGOGIA PRECISO DE AJUDA SOBRE A EJA UMA PESUISA QUE ESTOU FAZENDO NESTE PERÍODO PODERIA ME AJUDAR, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG.MEU BLOG É maru-cris.blogspot.com.
    obrigada,
    MARU.
    PARABÉNS!!

    ResponderExcluir

BAZAR EM PROL DA NOSSA ESCOLA