Josimar Soares de Melo
Com base na lei de gestão democrática, a Secretaria da Educação realizou no dia 24 de novembro a eleição para a escolha de novos gestores da Escola Estadual Izabel Gondim.
SEJAM BEM-VINDOS! ESTE BLOG NASCEU COM O INTUITO DE MOSTRARMOS, NOSSO ENSINO, NOSSOS TRABALHOS, NOSSAS COMEMORAÇÕES. A ESCOLA OFERECE O ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR INTEGRAL, DO 5º AO 9º ANOS, NOS TURNOS MATUTINO E VESPERTINO.
“Enquanto educadora e escritora que sou, quero compartilhar a experiência que tive ao conhecer a Sala de Leitura da E.E. Izabel Gondim. Um espaço que fomenta nos alunos o gosto pela leitura, abrindo portas para o conhecimento escolar, poético e universal. Os alunos recebem muito incentivo para subsidiar seu letramento por meio de leituras, oficinas, concursos literários entre outros. O mais importante é que os professores estimulam os alunos a terem contato com os autores nacionais, priorizando os artistas da terra. Além de ler as obras dos autores, os alunos realizam pesquisa biográfica sobre o mesmo, realizam entrevistas e tem encontros literários com os autores, valorizando os alunos que se sentem inebriados com a presença do escritor e ficam ávidos por querer saber detalhes sobre o mesmo e suas produções literárias. Para realçar ainda mais o espaço, a Sala de Leitura do IG recebeu o nome de nossa ilustre escritora potiguar Flauzineide Moura que encanta com a sua simplicidade e maestria.”
“Estive duas vezes na sala de leitura da Escola Estadual Izabel Gondim. Fiquei encantada! Parece um lugar mágico onde os livros ganham vozes, gritos de alegria e espanto dos alunos. A sala tem um acervo muito bom que vai de escritores internacionais, nacionais, regionais e locais. As mediadoras de leitura têm trabalhado insistentemente para que os alunos aprendam a ver na leitura um prazer, talvez um prazer como o de brincar, sim, brincar de ler. Deparei-me com alunos cheios de desejos por novas leituras, sorridentes por fazer parte daquele grupo presente na sala de leitura. Na minha primeira visita observei uma das mediadoras trabalhando a interpretação de cada aluno sobre a leitura de um livro, o que mais chamou a minha atenção foi a não interferência na opinião dos alunos leiitores, ou seja, vi que há um respeito na subjetividade dos alunos. Afinal, a leitura é uma viagem que fazemos na nossa imaginação e vai depender de cada um de nós seguir caminhos diferentes. Na minha segunda visita estavam presentes não somente as mediadoras, mas também as professoras dos alunos prestando atenção a tudo. Nesse dia, os alunos foram agraciados pela leitura de um livro meu intitulado "A catadora de lixo", no momento da leitura, o silêncio era geral. E só depois da leitura eles fizeram questionamentos curiosos sobre o tema proposto na leitura. Acredito que o trabalho da sala de leitura da referida escola esteja, aos poucos, colhendo frutos que ainda não vemos em muitas outras escolas, do tipo: pensar crítico, raciocínio lógico, cidadania e imaginação criativa. Fico feliz pelo belo trabalho dessa escola que tanto tem me maravilhado! Espero que sejam plantadas mais sementes e que a floresta da leitura nunca pare de crescer na E. E. Izabel Gondim.”
Procuramos divulgar o projeto Sabores da Leitura, junto com as "Sacolinhas Literárias" que os alunos distribuem ao fazermos as mediações no entorno da comunidade.
BAZAR EM PROL DA NOSSA ESCOLA