quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A escritora Rosângela Trajano elogiou o trabalho que desenvolvemos com a leitura literária em nossa escola.


“Estive duas vezes na sala de leitura da Escola Estadual Izabel Gondim. Fiquei encantada! Parece um lugar mágico onde os livros ganham vozes, gritos de alegria e espanto dos alunos. A sala tem um acervo muito bom que vai de escritores internacionais, nacionais, regionais e locais. As mediadoras de leitura têm trabalhado insistentemente para que os alunos aprendam a ver na leitura um prazer, talvez um prazer como o de brincar, sim, brincar de ler. Deparei-me com alunos cheios de desejos por novas leituras, sorridentes por fazer parte daquele grupo presente na sala de leitura. Na minha primeira visita observei uma das mediadoras trabalhando a interpretação de cada aluno sobre a leitura de um livro, o que mais chamou a minha atenção foi a não interferência na opinião dos alunos leiitores, ou seja, vi que há um respeito na subjetividade dos alunos. Afinal, a leitura é uma viagem que fazemos na nossa imaginação e vai depender de cada um de nós seguir caminhos diferentes. Na minha segunda visita estavam presentes não somente as mediadoras, mas também as professoras dos alunos prestando atenção a tudo. Nesse dia, os alunos foram agraciados pela leitura de um livro meu intitulado "A catadora de lixo", no momento da leitura, o silêncio era geral. E só depois da leitura eles fizeram questionamentos curiosos sobre o tema proposto na leitura. Acredito que o trabalho da sala de leitura da referida escola esteja, aos poucos, colhendo frutos que ainda não vemos em muitas outras escolas, do tipo: pensar crítico, raciocínio lógico, cidadania e imaginação criativa. Fico feliz pelo belo trabalho dessa escola que tanto tem me maravilhado! Espero que sejam plantadas mais sementes e que a floresta da leitura nunca pare de crescer na E. E. Izabel Gondim.”

Um comentário:

  1. Querida Família Isabel Godim
    Dentro da programação do MARÇO MULHER, estarei apresentando a minha primeira ♥ MINI MARATONA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ♥ no dia 24/03/2011(quinta) no auditório da Secretaria de Saúde/RN; pontualmente das 8 às 12H; com intuito maior, de iniciar um PROJETO que sonha em cadastrar o universo de Contadores de Histórias em nosso estado.
    Deixar a nosso povo, especialmente a nossas crianças e adolescentes o resgate dessa arte milenar, que além de conquistar leitores, ampliar muitas possibilidades de vida, doa aos ouvintes harmonia emocional e muiiiiiiiiiiiiiiiiito mais,é uma luta que nos motiva, pois as contações costumam nos premiar com cultura, encantamento e esperança de um MUNDO MUITO MELHOR, MAIS GENEROSO,JUSTO E FELIZ.
    Ao preparar nosso repertório já sinto BORBOLETAS fazendo movimentos mirabolantes entre meu estômago e meu coração, e sob o efeito dessa emoção incontida, que estou convidando pessoas queridas para estar junto comigo neste momento muito especial em minha vida...
    Na verdade preciso da energia amorosa dos AMIGOS e de suas assinaturas em nossa lista de presença,rsrsrsrsrs..., já que ela será meu passaporte na tentativa de ganhar a parceria dos governantes e órgãos do setor, peço então uma representação desta escola de professores e alunos adolescentes. E ainda que divulgue este meu convite para os Amigos e contatos...
    Com meu amor de sempre

    Daluzinha Avlis

    ResponderExcluir

BAZAR EM PROL DA NOSSA ESCOLA